A Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, via Setor de Patrimônio Cultural, Artístico e Histórico Municipal, está viabilizando a restauração do acervo de imagens sacras tombadas pelo Patrimônio Histórico, da igreja Matriz do Rosário de Felisburgo. As imagens foram tombadas no início dos anos 2000 e, parte delas, encontram-se em péssimo estado de conservação. Daí, a movimentação no sentido de garantir a preservação da memória histórica e cultural de nossa gente.
As intervenções definidas vão acontecer em fases e, priorizando as peças mais danificadas. Nesta primeira fase, foram encaminhadas as imagens de São João Batista e São Geraldo. São João Batista já está recuperado e foi devolvido à comunidade. Quanto a São Geraldo, ficará pronto na próxima semana, adiantou-nos o restaurador das imagens, Mestre José Claudionor Pinto.
"Ontem, 03 de novembro, estivemos reunidos com o Padre Cesar na secretaria da Paróquia. Lá, entregamos a imagem de São João e definimos as próximas peças que serão levadas para a restauração: Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora de Fátima. - Declarou o Secretário Municipal de Cultura, Gladiston Batista de Araújo.
Esta ação só está sendo possível, graças ao olhar solidário e comprometido do prefeito Jânio Wilton Murta Pinto Coelho que atendeu às solicitações da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo e do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural - CDMPC
"É a dignidade e a História sendo devolvidas para o nosso povo."
São João Batista antes do restauro |
A imagem estava quebrada. Seu corpo separado da base e faltando um dos braços.
Nesta fase, o restaurador uniu a base ao corpo utilizando ferragem, parafusos e gesso.
O braço foi reconstituído
Processo final: Lixamento e pintura
Base de madeira da Imagem de São Geraldo danificada pela ação de cupins
Molde da restituição das mãos de São Geraldo
Nenhum comentário:
Postar um comentário